Quando pensamos sobre o futuro e como será a velhice, a expectativa que todas as pessoas têm é de envelhecer bem. Mas o que significa isso? O que todos querem é chegar à terceira idade com saúde física e mental, tendo disposição para aproveitar a família e a vida.

Mas, para conquistar isso, é necessário ter alguns cuidados. A melhor maneira de alcançar essa qualidade de vida é contando com uma clínica de geriatria. Quer conhecer a importância do cuidado com os idosos e quais os benefícios que uma clínica especializada pode oferecer? Continue lendo e confira os cinco benefícios!

Qual a importância do cuidado com o idoso?

Com os avanços da medicina e as facilidades da vida moderna a expectativa de vida da população está aumentando. Com isso, o número de idosos é crescente e eles demandam cuidados especiais. O ideal é que o avançar da idade venha aliada a uma boa qualidade de vida.

Isso envolve manter a independência do idoso pelo maior tempo possível, ou seja, que ele consiga realizar as atividades da vida diária por conta própria, como se locomover, tomar banho, enfim realizar pequenas as tarefas do dia à dia, ou seja se manter participando das atividades familiares da melhor maneira possível.

Mas, para atingir o envelhecimento saudável são necessários alguns cuidados. O primeiro e um dos mais importantes é com a saúde. Fazer consultas e, se necessário, exames de rotina, é o primeiro passo. Assim, é possível acompanhar a situação geral de indicadores como glicemia, pressão arterial e colesterol. 

É muito comum o aparecimento de doenças crônicas com o avançar da idade. Por isso, é preciso fazer um acompanhamento para postergar o seu aparecimento ou, até mesmo, evitar a evolução. Isso envolve não só o tratamento com remédios, mas uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, qualidade de sono e outras coisas.

Além disso, deve ser feita uma avaliação completa do paciente. Nela, é verificado o estado geral do paciente: quais queixas ele tem, como está o quadro de saúde, se existe alguma doença ou limitação, grau de independência, como está a saúde mental, entre outros. Além disso, é feito um histórico familiar, já que, pesquisando sobre os nossos antepassados, podemos prever algumas doenças. Isso não significa que teremos as mesmas doenças que nossos familiares, essas comorbidades são apenas um indicativo ​de problemas que devem ser prevenidos.

Quais as vantagens de contar com uma clínica de geriatria?

Uma clínica de geriatria é especializada no idoso. Isso significa que os profissionais que atuam nela se especializaram no atendimento aos idosos. Vamos conferir quais as vantagens que uma clínica especializada pode oferecer.

Ter uma equipe multidisciplinar 

Uma equipe multidisciplinar é composta por diferentes profissionais com um mesmo objetivo: cuidar da saúde integral do paciente. É impossível que um médico detenha todo o conhecimento necessário para tratar todas as questões da saúde de um paciente. Contar com uma clínica de geriatria é o mesmo que investir em uma equipe formada por profissionais reconhecidos em suas determinadas áreas. 

A diferença entre uma equipe e um espaço multidisciplinar é que a equipe trabalha junto, enquanto no espaço, os profissionais apenas dividem um espaço, não interagindo entre si. Em uma boa clínica especializada, você não encontra somente um espaço multidisciplinar, você tem realmente uma equipe à sua disposição, ou seja, os profissionais que te atendem conversam entre si sobre o seu caso para encontrar o melhor caminho.

Contar com atendimento personalizado

Cada pessoa é única. Sabendo disso, não podemos pensar que suas necessidades serão iguais. Apesar de a equipe ser multidisciplinar, isso não significa que todos os pacientes precisam (acho que aqui é precisem) ser atendidos por todos os médicos. A partir de uma avaliação inicial, onde são identificadas as necessidades e o histórico de cada paciente, é definida uma abordagem de tratamento. Cada um é atendido de acordo com os direcionamentos apontados na avaliação e, se for necessário, encaminhado para outros especialistas.

Encontrar tudo o que precisa em um só lugar

Vamos concordar que não há nada mais inconveniente que precisar marcar vários consultas em especialidades diferente, e cada uma ser em um ponto diverso da cidade. Em uma clínica especializada, você pode encontrar tudo o que precisa no mesmo lugar, sem precisar ir a vários endereços. Isso facilita a vida do paciente, principalmente em se tratando dos idosos, já que alguns possuem dificuldades de locomoção, por exemplo. Retiraria o por exemplo.

Além disso, a clínica de geriatria transmite a sensação de segurança, pois o paciente fica muito mais amparado, caso precise de outras especialidades ou até mesmo de uma consulta domiciliar. Outros pontos positivos da integração são a economia e a eficiência do tratamento.

Ter um atendimento diferenciado

Quem cuida de idosos sabe que, quanto mais velhos, mais eles precisam de um atendimento diferenciado. É preciso ter mais paciência, pois o andar e as reações ficam um pouco mais lentas, a memória pode começar a falhar e isso causar algumas confusões, etc. Retiraria esse etc.

Em uma clínica especializada no envelhecimento, não somente os médicos são preparados para o atendimento ao idoso, como os funcionários também. Esse diferencial faz com que ele se sinta mais acolhido e confortável, criando um ambiente seguro e acolhedor.

Quantas vezes já fomos a um médico ou qualquer outro lugar e nos sentimos mal atendidos? Provavelmente, você não voltou mais, certo? Sendo assim, sentir que está sendo bem atendido, que você é importante, é o ponto-chave da adesão ao tratamento. Sem a adesão, todo o tratamento pensado é inútil. 

Ser uma referência

Outro benefício que uma clínica especializada pode oferecer é ela ser uma referência. Isso gera mais segurança ao paciente e aos familiares, pois mostra que a equipe envolvida em seu tratamento é altamente capacitada. Uma forma de se destacar como referência é oferecendo cursos para capacitar outros profissionais. 

Isso demonstra seriedade, conhecimento e senso de responsabilidade, pois se preocupa com o crescimento dos profissionais da área, capacitação para o trabalho com idosos e, consequentemente, melhora da qualidade de vida da população.

Como podemos ver, cuidar da saúde dos idosos perpassa a medicina. Além das especialidades médicas, uma clínica de geriatria precisa oferecer um atendimento especializado ao idoso, além de conforto e segurança para o paciente e para toda a família. Por isso, ao procurar por uma clínica especializada, confira se ela oferece todos estas vantagens.

Agora que você já conhece os benefícios de uma clínica especializada no envelhecimento, entre em nosso site e saiba mais sobre nossa equipe e clínica.