banner agende uma consultaPowered by Rock Convert

Você já deve saber que os cuidados com a pele devem ser redobrados no verão, não é verdade? Principalmente na terceira idade, período em que a produção de colágeno diminui, assim como a hidratação, a renovação celular e a secreção sebácea, deixando a pele muito mais fina, frágil e exposta aos danos dos raios solares.

Para evitar todos esses problemas na estação mais quente do ano, é preciso seguir algumas dicas. E a boa notícia é que apresentaremos as principais neste post, para manter, de uma vez por todas, a pele do idoso muito mais hidratada, bem cuidada e protegida. Continue a leitura e confira!

Principais cuidados com a pele durante o verão

Use e abuse do protetor solar

Além de provocar manchas e rugas, o sol quente do verão também contribui para o surgimento de acne, micose e até mesmo algumas doenças, como o câncer de pele. Por isso, o ideal é usar e abusar do protetor solar todos os dias pela manhã, por mais que o dia não esteja muito ensolarado.

No rosto, a quantidade deve ser distribuída igualmente pelas bochechas, testa, nariz e queixo. As mãos, o colo e o pescoço também são partes sensíveis que não podem ser esquecidas, pois sofrem ainda mais com a falta de elasticidade, o ressecamento e a destruição das fibras e da elastina provocados pelos raios UVA e UVB.

Hidrate bem a pele

Além de tratarem e ajudarem nos cuidados com a pele do idoso, os hidratantes também colaboram para uma maior sensação de bem-estar, evitando coceiras e possíveis descamações. Portanto, para as regiões mais secas, como os pés e as mãos, o ideal é que sejam utilizados cremes que contenham silicone e óleos vegetais, que hidratam e ajudam a reduzir a perda de água.

Já para as regiões mais delicadas, como o rosto, é fundamental que seja adotado o uso de produtos com ureia, ácido hialurônico, pantenol ou aloe vera, que fazem a retenção correta de água e proporcionam toque suave.

Faça a limpeza corretamente

A limpeza constante é fundamental para manter a pele saudável e livre dos ataques de germes, principalmente na terceira idade. Então, o ideal é que ela seja limpa com um sabonete específico indicado por um dermatologista. Além disso, o uso de produtos específicos de limpeza, como tônicos faciais, retarda os efeitos da renovação celular e melhora o aspecto da pele do idoso. Não é demais?

Proteja a barreira natural da pele

A pele tem uma barreira natural formada por queratina, óleos e gorduras fabricadas nas glândulas sebáceas. Então, para mantê-la sempre saudável, bem cuidada e manter os cuidados com a pele envelhecida, o ideal é evitar banhos quentes, buchas agressivas e sabonetes irritantes, pois eles destroem essa barreira e provocam ainda mais sensibilidade.

Beba bastante água

A água é um hidratante poderoso e garante que o organismo funcione corretamente, regenerando os tecidos e mantendo a hidratação de dentro para fora. Além disso, ela elimina a maior parte das impurezas que dificultam a chegada dos nutrientes às células e provocam ainda mais sensibilidade na pele do idoso. Então, é fundamental beber, no mínimo, 2 litros de água ao longo do dia. Se não gostar da água pura propriamente dita, poderá apostar também nos chás e nos sucos naturais. O que vale é se hidratar!

Aposte em bons produtos

Além de se hidratar de dentro para fora bebendo água, o idoso deverá utilizar produtos que também tenham essa função e ajudem a melhorar a pele. Se ela for mais ressecada, ele deverá optar pelos que bloqueiam a perda de água e são ricos em ácido hialurônico, ômegas 3 e 6 e vitaminas C e E. Já o aloe vera é um ótimo hidratante e diminui as inflamações, sendo uma boa alternativa para quem tem pequenas lesões por conta da idade avançada.

Faça somente tratamentos solicitados pelo dermatologista

É muito importante fazer somente tratamentos indicados pelo dermatologista. Além disso, é preciso ter muita atenção a qualquer reação negativa que esses produtos poderão provocar, como alergias, manchas ou coceirinhas. Caso esses sinais apareçam, a orientação é cessar imediatamente o uso e procurar novamente o profissional para indicar outros cuidados com a pele.

Mantenha uma boa alimentação

A pele é o resultado de tudo o que é consumido ao longo da vida e nada melhor do que ter uma alimentação balanceada para mantê-la cada vez mais saudável e hidratada. Por isso, as pessoas da terceira idade deverão abusar das frutas, vegetais crus, legumes, grãos integrais, peixes e carnes magras. Os doces e os alimentos gordurosos devem ser evitados, justamente, por contribuírem para o endurecimento do colágeno e da elastina da pele, provocando ainda mais ressecamento e flacidez.

Evite o sol em determinados momentos do dia

Por mais que os dias sejam mais quentes e ensolarados no verão, os idosos também poderão aproveitar a estação mais quente do ano e visitar uma praia ou piscina. Só que o ideal é que isso seja feito nos horários com menor emissão de raios ultravioletas: antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde e, mesmo assim, com muito protetor solar.

Pratique exercícios físicos

Além de emagrecer e melhorar a saúde, praticar exercícios físicos é essencial para manter a firmeza e a boa aparência da pele. E a atividade física na terceira idade ativa a circulação sanguínea, ajuda na produção de colágeno, facilita o transporte do oxigênio para todas as células do corpo e proporciona muitos outros benefícios. Portanto, o idoso deverá fazer caminhadas, praticar yoga ou até mesmo participar de um grupo de atividades da região. O importante é se mexer, independentemente do exercício.

Esses são os principais cuidados com a pele do idoso que devem ser tomados de maneira correta na estação mais quente do ano. No entanto, é válido se lembrar da importância de consultar um geriatra ou dermatologista, garantindo que os devidos exames de rotina sejam feitos — principalmente, se aparecerem lesões de difícil cicatrização ou manchas que se alterem com o passar do tempo. Além disso, eles devem ser cumpridos com muita disciplina não só no verão, mas sim o ano todo.

E aí, gostou de saber quais são os cuidados com a pele do idoso no verão? Quer conhecer mais alguns? Então, aproveite que está por aqui e leia nosso post sobre cuidados com a pele envelhecida!