banner agende uma consultaPowered by Rock Convert

Você sabe como procurar um bom profissional em dermatologia no RJ? Afinal, é ele quem cuida da saúde da pele, dos cabelos, das unhas e de todos os tecidos classificados como epiteliais e é sempre bom tê-lo por perto.

Ele é exclusivamente capacitado para avaliar e tratar possíveis manchas, acne, queda de cabelo ou unhas fracas e quebradiças. Além disso, é capaz de diagnosticar precocemente as doenças da região, trazendo muitos benefícios para a saúde do paciente.

Sabendo da sua importância para uma maior qualidade de vida, preparamos um post especial para que você saiba quando é o momento certo de procurá-lo e como escolher o melhor profissional, principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Continue a leitura e confira!

Para que serve um dermatologista?

Você já deve ter ouvido falar que a pele é o maior órgão do corpo, não é verdade? Só que também é um dos mais importantes e precisa de cuidados intensivos. Ela é o principal meio de comunicação entre o corpo humano e o ambiente, por isso desempenha várias funções, como proteção, regularização da temperatura corporal, percepção de frio ou calor e ainda tem receptores para o tato, pressão e sensibilidade, incluindo a dor.

Em outras palavras, a pele é o órgão mais exposto e o que está mais sujeito às agressões externas, não podendo ser tratada de maneira superficial. Para que ela permaneça sempre saudável e bem cuidada, é fundamental visitar o dermatologista frequentemente. Afinal, como já foi citado, ele é o mais capacitado para avaliar e tratar qualquer problema que ocorra tanto nessa parte do corpo quanto nas unhas e nos cabelos.

Além disso, esse profissional tem uma formação ampla e diversificada. Além dos anos de graduação em Medicina, cursa um período de residência ou especialização dedicado ao aperfeiçoamento de diagnósticos e tratamentos de doenças e problemas estéticos da pele.

Como posso saber qual é o momento certo de procurá-lo?

Quando algo não vai bem, o próprio organismo trata de emitir alguns sinais externos que se manifestam na pele, nos cabelos ou nas unhas que são facilmente identificados por um dermatologista. Veja quais são eles!

Problemas na pele

Talvez o motivo mais comum para se buscar um profissional de dermatologia no RJ é aprender a identificar e cuidar do seu tipo de pele. Ele vai ajudar você a entender se ela é mais oleosa, seca ou normal e, logo depois, indicará os melhores produtos e cuidados para melhorar o seu aspecto e deixá-la sempre bonita e bem cuidada.

Além disso, poderá orientá-lo sobre algum tratamento mais específico para manchas ou alergia, por exemplo, explicar como fazer uma boa prevenção antienvelhecimento ou até mesmo sanar algum problema já decorrente da pele envelhecida.

Suor excessivo

Muitas pessoas sofrem com quadros de suor excessivo, que além de causarem mau cheiro em algumas situações, podem deixar manchas desconfortáveis nas roupas em temperaturas mais altas ou quando o indivíduo está passando por algum momento de tensão e estresse. O dermatologista vai diagnosticar a causa dessa sudorese excessiva e, é claro, tratá-la para devolver ao paciente a qualidade de vida e o conforto que ele merece. Não é demais?

Unhas fracas

Você sabia que ter unhas fracas e quebradiças também é um motivo para visitar um especialista em dermatologia no RJ? Afinal, elas podem indicar uma série de doenças, como anemia e problemas hormonais devido ao mau funcionamento da tireoide ou das glândulas suprarrenais.

Queda de cabelo

Se você pensa que aquele shampoo maravilhoso de jaborandi que viu na televisão vai resolver o seu problema de queda capilar, está enganado. Esse problema pode ter várias origens mais profundas — como carência de vitaminas ou problemas hormonais — e, para solucioná-lo, é preciso passar por alguns tratamentos especializados que só um dermatologista é capaz de indicar. Evite a automedicação!

Manchas e pintas suspeitas

Ter manchas pelo corpo ou pintas de tamanho anormal e que mudam de cor podem ser sinal de que algo está errado com sua pele e até mesmo um indicativo de algum problema mais grave, como câncer. Nesse caso, todo cuidado é pouco e é preciso consultar um dermatologista imediatamente para investigar a causa dessas anomalias.

Acne

Os cravos e as espinhas em excesso são indesejados não só na adolescência, mas também na fase adulta. E a boa notícia é que isso tem solução! Para tanto, esse médico deverá medir o grau das lesões e prescrever um tratamento específico para combater esse mal.

Além disso, indicará produtos próprios para serem aplicados na pele oleosa e acneica que, ao contrário do que muita gente pensa, também precisa de hidratação. Sem falar que você sairá do consultório entendendo tudo sobre os produtos oil free e não comedogênicos. Não é demais?

Celulite, estrias e flacidez

Quer desfilar um corpo com a pele muito mais lisinha? Sumir com as estrias ou acabar com o “tchauzinho”? Pois saiba que é o dermatologista quem poderá orientá-lo sobre as melhores dicas e tratamentos para reduzir as celulites, as estrias e a temida flacidez.

O que devo considerar para escolher um bom profissional de dermatologia no RJ?

Para escolher corretamente um bom dermatologista tanto no RJ quanto em todo o país, é preciso verificar no Conselho Federal de Medicina (CFM) se o profissional é realmente médico e se é ou não especialista. Afinal, existem diversas pessoas que realizam procedimentos estéticos, mas não têm essa especialização e podem confundir o paciente.

Além disso, é preciso escolher uma clínica de excelência, que proporcione um tratamento completo e confiável por meio das mais modernas técnicas na área de dermatologia.

Agora que você já sabe quando e como procurar um bom profissional de dermatologia no RJ, é muito importante que você o visite regularmente, não deixe de realizar os exames solicitados e siga corretamente os tratamentos prescritos por ele. Assim, você garantirá uma pele sempre bem cuidada e deixará a sua saúde cada vez mais protegida.

E aí, gostou de saber qual é a hora certa de tratar a sua pele? Tem interesse em visitar os melhores profissionais de dermatologia no RJ? Então, entre em contato conosco para que possamos ajudar!