banner agende uma consultaPowered by Rock Convert

Quando falamos em atendimento médico domiciliar, estamos nos referindo à assistência que um paciente recebe em casa. Quando uma pessoa conta com esse tipo de atendimento, ela tem os mesmos cuidados que teria em um ambiente hospitalar — a única diferença é que os procedimentos médicos são realizados no conforto de seu lar.

O atendimento domiciliar é uma alternativa de suporte a pessoas idosas, que precisam de cuidados constantes com a saúde, pois, dessa forma, poupa o paciente de ter que ir ao hospital ou à clínica para realizar os exames e as consultas de rotina. Para pacientes debilitados, essa opção é ainda mais interessante.

Neste post, vamos explicar como funciona o atendimento médico hospitalar e suas vantagens. Acompanhe!

Como funciona o atendimento médico domiciliar

Também conhecido como home care, o atendimento médico domiciliar consiste na assistência de profissionais de saúde aos pacientes, mas em suas residências. Sendo assim, o paciente tem uma equipe multidisciplinar de profissionais que trabalham em prol de sua reabilitação, tratamento de uma doença e administração de medicamentos.

No sistema home care, o paciente pode receber visitas tanto de médicos e enfermeiros quanto de fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, dependendo do grau de sua enfermidade.

Esse tipo de serviço funciona de duas formas. Na primeira, o paciente recebe cuidados ambulatoriais, como troca de curativos e aplicação de injeções. Já na segunda forma, ele é internado em casa. Nesse segundo caso, a residência precisa ser equipada para ter um ambiente de hospital, com aparelhos respiratórios e camas apropriadas.

A internação domiciliar é indicada para pacientes que estão passando por um longo tratamento, para os que estão debilitados devido a alguma doença que deixou sequelas ou para aqueles que se encontram em coma semi-vegetativo. Essas pessoas precisam de cuidados constantes e, muitas vezes, o melhor é que elas fiquem próximas de seus familiares.

Para quem tem interesse em contratar esse tipo de serviço, há empresas privadas que oferecem o home care, que funciona como um plano de saúde, no qual as consultas e procedimentos são feitos na casa do paciente.

Vantagens do atendimento domiciliar

A grande vantagem do serviço home care é que o paciente fica perto de sua família. Dessa forma, ele recebe mais atenção e carinho e, por isso, a reabilitação é menos complicada. Outro benefício é que não há um horário para visitas restrito, como acontece no ambiente hospitalar. Então, o paciente nunca se sente sozinho e tem mais ânimo para enfrentar seu quadro de saúde.

Além disso, quando o acompanhamento médico é feito em casa, a pessoa que está doente não corre o risco de contrair uma infecção hospitalar ou de ter complicações clínicas pelo contato com outros pacientes. Esse fator aumenta a possibilidade de que a recuperação seja mais rápida.

No mais, os custos podem ser reduzidos, já que gastos com hospitais não são baratos. Os familiares ainda têm a vantagem de não frequentarem constantemente um ambiente hospitalar, fato que causa desconforto em algumas pessoas.

Benefícios de contratar um serviço de home care

O serviço de atendimento domiciliar não é oferecido apenas por empresas privadas, o Serviço Único de Saúde (SUS) também disponibiliza essa opção. No entanto, se você tem condições financeiras para contratar uma empresa privada a fim de fornecer assistência para seu parente idoso, o ideal é que você contrate um serviço especializado.

Isso porque uma empresa privada não terá problemas com falta de profissionais para o encaixe das consultas. Sendo assim, as visitas médicas podem ser agendadas para o dia, hora e local que o paciente escolher. Além disso, todo o procedimento médico é personalizado, de acordo com as necessidades do paciente. A equipe responsável pela assistência cria um plano de atenção domiciliar, baseado na indicação médica recebida pelo idoso que precisa de atendimento.

Como escolher a empresa ideal para você e sua família

No Brasil, existem diversas empresas que oferecem o serviço de atendimento domiciliar. Algumas têm uma boa equipe de profissionais à disposição para o atendimento a pacientes, já outras focam no atendimento na própria clínica, mesmo que a empresa mantenha uma equipe para visitas em domicílio.

Mas qual a vantagem de contratar um serviço home care no qual eu preciso levar o idoso na clínica? Bom, há alguns benefícios, e o primeiro deles é o custo-benefício, visto que o atendimento exclusivamente em domicílio torna o valor do serviço bem mais alto.

Além disso, apesar de o paciente ser atendido na clínica, não há aquela espera que acontece mesmo em hospitais particulares ou conveniados com planos de saúde. A pessoa marca a consulta no horário que deseja e é atendida pontualmente, sem a necessidade de espera.

No mais, uma empresa especializada em home care, principalmente no atendimento a pessoas idosas, tem uma equipe de profissionais capacitados para acolher, especificamente, esse público.

Veja alguns pontos que devem ser observados no momento de escolher um serviço de home care.

Valor do serviço

Claro que a escolha da empresa não pode ser baseada no preço, pois se você utilizar somente esse critério, poderá se decepcionar ao não ter um serviço com a qualidade que espera. Contudo, o valor do serviço deve ser adequado ao seu orçamento.

Qualidade no atendimento

Observe como a equipe de profissionais da clínica trata os pacientes durante as consultas. Não adianta uma empresa ter uma equipe com os melhores médicos se eles pecam na hora de atender aos pacientes. Pessoas idosas precisam de muita paciência e atenção, então, quando levar seu parente para uma avaliação, observe a cordialidade dos profissionais de saúde.

Infraestrutura do local

Como é a infraestrutura da clínica? Ela conta com equipamentos modernos e um bom funcionamento? Uma empresa que oferece esse tipo de serviço deve ser bem equipada para atender aos pacientes, principalmente no caso de alguma emergência.

Prestígio da clínica

O nome da clínica no mercado também conta pontos na hora da escolha de um serviço de home care. Claro que você não precisa escolher a marca mais conhecida no mercado, mas procure referências sobre os serviços prestados pela clínica. Visitar sites, blogs e páginas em redes sociais é uma excelente forma de saber a reputação de uma empresa.

Como você viu, o atendimento médico domiciliar é uma boa alternativa para cuidar da saúde dos idosos, mas é preciso escolher com cuidado a empresa responsável por oferecer esse serviço. Isso porque pessoas mais velhas necessitam de atenção especial e a equipe contratada deve ser preparada para isso.

Gostou do post e quer saber mais informações sobre o serviço de home care? Entre em contato com a Longevitat e saiba como nossa empresa funciona. Teremos prazer em atendê-lo!

Banner ebook LongevitatPowered by Rock Convert