banner agende uma consultaPowered by Rock Convert

A homeopatia é uma das opções de tratamento que está conquistando um importante espaço entre as ciências médicas. Ainda que possibilite tratar pessoas de todas as idades, o tratamento homeopático tem sido bastante utilizado por clínicas especializadas no envelhecimento ativo. Como são muitos os profissionais disponíveis, saber como escolher um homeopata no RJ pode tornar o tratamento mais seguro e eficaz.

Essa modalidade terapêutica é focada na prevenção da saúde e na redução dos sintomas, mas de um modo mais natural que a medicina convencional. Isso implica maior redução dos efeitos colaterais e minimiza a agressividade do tratamento.

Nessa perspectiva, confira o que é a homeopatia, como o tratamento é feito e conheça 5 dicas essenciais para ajudar na escolha de um homeopata no RJ. Acompanhe!

O que é homeopatia?

Fundada no final do século 18 por Samuel Hahnemann, um médico alemão, a medicina homeopática tornou-se uma das práticas mais utilizadas na era contemporânea. Pode ser usada tanto como terapia específica quanto por tratamento complementar à medicina tradicional.

A base da homeopatia é a Lei da Similitude, que defende a ideia de que doenças semelhantes podem curar outras doenças que, de alguma forma, se assemelhem. Parece complicado, não? Pois bem, na verdade, Hahnemann conseguiu descobrir, por meio de suas teorias, que o uso de determinadas substâncias provocavam uma “doença artificial” no doente.

Mas o grande benefício desse método era fazer com que o organismo curasse a doença verdadeira. Com isso, a homeopatia veio conquistando cada vez mais espaço e se fortalecendo como uma ciência médica de grande valor, principalmente na promoção do envelhecimento saudável.

Geralmente, a terapia homeopática utiliza medicamentos mais suaves, à base de plantas e menos agressivos para o corpo. Diferentemente dos remédios convencionais, a formulação deles é mais fraca e própria para ser diluída.

Doenças crônicas que afetam o aparelho respiratório — como rinite, bronquite e asma — são as que têm demonstrado respostas bem positivas por meio do tratamento homeopático. A grande maioria dos pacientes acometidos por essas e outras enfermidades associadas a alergias têm obtido êxito com a metodologia homeopática.

Os problemas respiratórios podem surgir por múltiplos fatores. No entanto, a alergia é uma das principais causas. Tendo em vista a intensa relação dessas doenças com os altos índices de poluição nas grandes cidades, contar com um homeopata no RJ representa mais tranquilidade e viabilidade de soluções, caso surja algum problema dessa natureza.

Como é o tratamento de homeopatia?

A medicina homeopática se caracteriza por defender a ideia de que uma doença não pode ser considerada isoladamente, mas por uma visão diferenciada e global do problema. Desse modo, quando comparados aos métodos convencionais de tratamento, o paciente submetido à homeopatia terá bem mais benefícios.

Além disso, a homeopatia não objetiva apenas curar a doença ou reduzir os sintomas, mas o alvo do médico homeopata é recuperar o equilíbrio orgânico de quem o procura.

A ação do medicamento homeopático assegura ao paciente um tratamento completo, seguro e sem efeitos colaterais. Logo, um dos propósitos da homeopatia é proporcionar a cura integral e aumentar a defesa imunológica. Sem agredir o organismo, promove uma melhora da imunidade.

A maioria dos medicamentos homeopáticos são produzidos com substâncias extraídas dos vegetais, porém, alguns compostos têm elementos de origem animal ou mineral. Tais substâncias são elaboradas e diluídas para que apenas uma pequena dose promova o equilíbrio orgânico do paciente.

Outro benefício dos medicamentos homeopáticos é que eles podem ser utilizados por indivíduos de qualquer idade, inclusive, por bebês e pessoas idosas. Além do mais, a homeopatia também pode ser empregada para reduzir os impactos de doenças de caráter emocional, já que a meta do tratamento é restabelecer a cura por meio do equilíbrio do organismo.

Como escolher um homeopata no RJ? 

Diante de tantas opções de clínicas disponíveis, para encontrar um bom homeopata no RJ é preciso atenção a alguns detalhes. Para ajudá-lo na escolha listamos os mais importantes. Observe!

Peça referências

Para encontrar um profissional que atenda as expectativas, ouvir a declaração de outros pacientes é fundamental. Por meio da experiência que eles tiveram no consultório, clínica ou hospital, pode-se ter uma ideia do atendimento que será prestado por determinados homeopatas. Por isso, não se limite a opiniões de poucas pessoas, pois quanto mais depoimentos diferentes, maiores serão as chances de acertar na escolha.

Avalie o atendimento

Mediante à competitividade, a conquista e a retenção dos pacientes dependem muito da qualidade do atendimento prestado pelo médico homeopata. Nesse quesito, também é importante procurar informações sobre a qualidade do atendimento na consulta.

Geralmente, o padrão de atendimento segue uma similaridade entre o pessoal da recepção, enfermeiros e médicos. Por isso, avalie criteriosamente esses detalhes na hora de decidir com qual homeopata no RJ você fará o seu tratamento. 

Fique de olho no currículo do homeopata

Outro aspecto relevante é desenvolver o hábito de conferir o currículo do profissional que se procura. Confirme detalhes essenciais e veja, por exemplo, se ele é bem cotado em listas de referências da classe médica.

Pesquise em sites confiáveis, como o do Conselho Regional de Medicina (CRM) ou em outros ligados ao campo da homeopatia. Procure saber sobre a idoneidade e a lisura do profissional antes de se submeter ao tratamento.

Dê preferência à especialização

O curso de especialização ou de residência médica em homeopatia dura, em média, 2 anos. Essa formação complementar visa tornar o médico já graduado como generalista em uma área específica a qual pretende atuar.

A homeopatia é uma especialidade autorizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Logo, ao escolher um homeopata no RJ, confira se ele está inscrito nesse Órgão, pois o exercício da homeopatia por outros profissionais — que não se enquadrem nesses requisitos — é ilegal e sujeito a sanções penais. 

Busque clínicas conceituadas

Desde que foi criada, a homeopatia é um campo da saúde que está em constante evolução. Hoje ela é vista como um tipo de tratamento com base na medicina preventiva e curativa. O modelo médico contemporâneo também está sendo moldado de acordo com as tendências e os avanços na Ciência.

Como visto, a homeopatia é uma opção segura e saudável para quem procura por mais qualidade de vida, bem-estar e restabelecimento integral do equilíbrio orgânico. Nessa perspectiva, é preciso bastante atenção e cuidado na hora de escolher um homeopata no RJ que esteja bem preparado para atender as suas expectativas.

Gostou deste artigo? Então não perca tempo: entre em contato com a Longevitat e conheça nossos serviços especializados em saúde do envelhecimento!